Data: 17/06/2021

Secretaria Municipal de Agricultura intensifica ações em Dom Expedito Lopes

Ações da Secretaria Municipal de Agricultura

Secretaria Municipal de Agricultura segue realizando ações de apoio e incentivo ao trabalho de pequenos produtores rurais.

Ao consumir alimentos diariamente, a grande maioria das pessoas não se dão conta de que cultivar esse tipo de produto não é uma tarefa fácil. Os agricultores precisam preparar a terra e com uma climatização variável da nossa região, com tempos de estiagem, mas em alguns períodos também com execessos de chuvas, é preciso ter um domínio de técnicas de plantio e colheita, para vencer esses fatores externos e evitar as perdas nas plantações e com isso prejuízos financeiros.

É por esses fatores que a Prefeitura Municipal de Dom Expedito Lopes, através da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, vem realizando constantes ações de incentivo à produção da agricultura familiar no município.

Ações como:

Reunião para tratar de projetos com parceria entre Secretarias Agricultura e Assistencia Social, Parceria com Banco do Nordeste através do Programa Agroamigo, Cursos Profissionalizantes em parceria com o SENAR-PI, entrega de sementes de milho e feijão ,mudas de caju e palmas forrageira, parceria com EMATER e Secretaria de Agricultura, encanamentos em algumas localidades para melhorar o abastecimento de água, só na localidade Piçarreira na serra dos Pinheiros, foram colocados 870 metros de canos, Incentivo para aração de terras, foram feito 1.224 horas de aração com tratores da prefeitura e particulares, sendo que os produtores pagam 50% do valor que corresponde a R$ 120,00 por hora, foram utilizados, 8 tratores, sendo 3 tratores da prefeitura e 5 particulares.

Com ações como essas e outras, o município buscar levar melhorias para as famílias agrícolas, para que possam produzir o adequado para suas sobrevivência.

“A agricultura é a arte de saber esperar.”

RICCARDO BACCHELLI

Imagens de algumas ações da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

Publicação sem mídias.