Prefeitura de Dom Expedito Lopes implantará Projeto Horta Comunitária

Data: 18/06/2021

O Projeto “Hortas Comunitárias” que será implantado no município de Dom Expedito Lopes é uma iniciativa da gestão pública e de grande importância nesse momento que vivemos, onde muitas famílias passam por dificuldades financeiras provocadas pela covid-19. O Prefeito Valmir Barbosa, com o intuito de desenvolver o empreendedorismo municipal, não mediu esforços e delegou à equipe da secretaria municipal de agricultura, criar um Plano de Ações para ser desenvolvido durante o ano de 2021, nas quais surgiu a ideia de se instalar hortas comunitárias em todo município, criando assim uma rede produtiva, aproveitando o potencial nas culturas de ciclos curtos, como por exemplo, as hortaliças. Inicialmente, vamos implantar uma horta na propriedade Roça das Canas, localizada no centro da cidade, que pertence a Assistente Social Francisca Paula, posteriormente esse projeto será expandido para outros locais do município.

Para a execução do Projeto Hortas Comunitárias firmamos apoio incondicional do Secretário Municipal de Assistência Social, Joaquim do PT e toda a equipe, da Secretaria de Obras representada pelo senhor Luís de Quinor e da Secretária Municipal de Educação, com a  secretária Jusceneide de Sousa Nobre.

Neste contexto, vale destacar que e o parceiro mais importante são os beneficiários, sem os quais que não o projeto não existiria.

O Projeto já está em faze de conclusão, com todas as diretrizes definidas, bem como contrato de cessão de uso do terreno, regimento de funcionamento das hortas, memorial orçamentário e memorial de execução, aguardando o parecer técnico do setor jurídico para o início das ações.

Acreditamos que o Projeto será um marco no nosso município por ser idealizado para atender famílias em situação de vulnerabilidade social e econômica que, neste momento de pandemia, necessitam do apoio do Poder Público para reaver a dignidade familiar e social.

“É se pensando no próximo que somos mais felizes, é dividindo o pouco que temos que teremos mais amor, fé, paz e sabedoria. O ser pequeno de hoje poderá crescer e se tornar médio, com seus próprios esforços se tornar grande, mas tudo isso só é possível acontecer se todos nós nos juntarmos em uma única corrente de irmandade harmoniosa e coletiva na perspectiva de contribuir com o acesso aos direitos sociais”. Exclamou o Técnico Francisco Alves.

Durante a elaboração para implantação do Projeto de Quintais Produtivos e Horta Comunitária com pessoas de baixa renda da comunidade.

A Secretária de Agricultura Marcilene Barros falou sobre como estava o andamento das ações para desenvolver os projetos. “Estivemos em visita para conhecer o espaço aonde será a horta, acompanhado de agrônomos e técnicos da Secretaria de Agricultura. O projeto contará com a assistência técnica dos agrônomos, os usuários do projeto  receberão  toda aquisição de sementes e material  necessário e instalação pelas secretarias de  assistência social e obras.  A Secretaria de Educação também comprará alguns produtos para merenda escolar, estamos montando uma força tarefa para realizar mais essa grande ação no município” Falou Marcilene Barros.

Marcilene Barros, Secretária de Agricultura.

Imagens:

Fonte: Francisco Alves – Licenciado em História, Técnico em Agropecuária, Calouro do Curso de Bacharelado em Administração e Funcionário da Secretaria Municipal de Agricultura de Dom Expedito Lopes – PI.

Publicação sem mídias.