AÇÕES SOBRE O MEIO AMBIENTE SÃO DESENVOLVIDAS PELO MUNICÍPIO DE DOM EXPEDITO LOPES-PI

Data: 21/07/2021

Município de Dom Expedito Lopes no Piauí desenvolve ações de proteção ao meio ambiente

 

PLANEJAMENTO AMBIENTAL

 

A Prefeitura Municipal de Dom Expedito Lopes-Piauí, na gestão do prefeito Valmir Barbosa de Araújo e da vice-prefeita Evanil Conrado, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos e demais secretarias parceiras, principalmente a Secretaria Municipal de Educação, vem desenvolvendo algumas ações de relevância para manter o meio ambiente ecologicamente equilibrado, o principal objetivo é de conscientizar a população sobre a importância de preservar os diferentes tipos de ecossistemas inserindo no município a cultura permanente da educação ambiental.

Durante o mês de junho de 2021 o município realizou atividades significativas para o meio ambiente, onde as atividades consistiram por meio presencial, virtual e postagens nas redes sociais.

A Semana do Meio Ambiente em Dom Expedito Lopes-PI contou com uma programação diversificada e atividades educativas.

Com esse propósito, o município iniciou ainda no dia (01) de junho, as primeiras atividades com a realização de blitz educativa nas praças e logradouros públicos do município.

Ainda no mês de janeiro do corrente ano, o município fez o seu planejamento ambiental e muitas ações foram realizadas, como por exemplo: realização de uma visita técnica a estrada da Baixa Grande que dá acesso a Serra dos Pinheiros durante o dia 02 de fevereiro de 2021, onde os objetivos foram comprovar os fatos com relação a uma denúncia anônima sobre o descarte de uma quantidade de lixo jogada numa das ladeiras da estrada da Baixa Grande que dá acesso a Serra dos Pinheiros; - Realizar o registro fotográfico das imagens do fato; - Tomar e aplicar medidas restritivas para coibir a reincidência desse tipo de acontecimento.

 

PRAÇA

Foi realizada uma visita técnica na Praça do centro da Sede do Município, onde realizamos uma vistoria e fizemos o registro da quantidade, dispersão e distribuição das árvores por canteiros; - Identificamos as possíveis situações de risco que algumas espécies de árvores classificadas como tóxicas e espinhosas podem trazer ao público; - Identificamos as possíveis situações de risco que algumas espécies de árvores podem trazer ao patrimônio público e privado.

ÁGUA

Recurso finito e indispensável para vida na Terra. É com esse pensamento que o poder público municipal de Dom Expedito Lopes-Piauí está fazendo o seu dever de casa. Em Buriti Grande deste município está sendo instalado o SISAR – Sistema Integrado de Saneamento Rural, para esta finalidade a Prefeitura Municipal de Dom Expedito Lopes – Piauí não mediu esforços para garantir água tratada para mais de quatrocentas famílias que gozarão diretamente do poder de usufruir diariamente dos serviços de fornecimento de água tratada e de qualidade para toda aquela população, essa ação causará impactos positivos diretos, pois minimizará as ocorrências de doenças adquiridas através de veiculação hídrica, combaterá diretamente o desperdício e possíveis ligações clandestinas.

Atualmente o município de Dom Expedito Lopes – Piauí tem tomado todas as providências necessárias no que se refere a esse recurso natural tão valioso para a vida humana, prova disso são as instalações de hidrômetros em algumas localidades, tais como: Dois Buritis e Baixa Grande.

“ A água doce e própria para o consumo humano e animal é um recurso natural que tem suas limitações, por isso é dever de cada cidadão e cidadã preservá-la, para que o nosso município não seja atingido pela escassez da mesma um dia”. Pontuou o Professor e Biólogo Edson Carlos.

Também foram realizadas muitas visitas aos açudes do município, nesse quesito merecem destaque o Poder Executivo, Legislativo e alguns colaboradores. O objetivo dessas visitas foi justamente averiguar a situação atual desses reservatórios d’água durante o período de estiagem para possíveis ações de revitalização dos mesmos, para que quando no período chuvoso os mesmos possam captar um volume maior de águas.

ARBORIZAÇÃO

A Prefeitura Municipal em um trabalho conjunto entre as demais secretarias parceiras, principalmente a Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos vem adotando uma medida excelente para garantia da melhoria da qualidade de vida da população através do plantio de árvores em vários pontos do município e dando orientações técnicas quanto aos cuidados necessários para com as árvores existentes na flora do município, nesse sentido destaca-se o trabalho operante dos agrônomos, Joelinaldo e Juliano bem como o trabalho do professor e biólogo Edson Carlos que realiza o planejamento, monitoramento, execução e avaliação das atividades de Educação Ambiental desenvolvidas pelo município.

ATERRO CONTROLADO

A gestão do município juntamente com a Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos preocupados com a qualidade de vida dos seus munícipes vem adotando algumas práticas quanto a coleta, manuseio e destino final dos seus resíduos sólidos produzidos.

“Precisamos preservar e deixar pras gerações futuras todos os recursos naturais melhores do que os encontramos” assim destaca a Senhora Marcilene Barros, Secretária Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

Algumas ações e medidas estão sendo realizadas diuturnamente no aterro controlado para que o nosso meio ambiente não seja agredido. Destacamos aqui a proibição da queima dos resíduos sólidos naquele local, a proibição do descarte de pneus usados, materiais hospitalares e lixo eletrônico no local, o aterramento periódico dos resíduos, a cerca de proteção da área para que animais não adentrem no espaço e sejam contaminados através da ingestão dos resíduos e também a construção de uma guarita para os dois funcionários que fazem a vigilância do local. Outro ponto de destaque refere-se a presença de alguns catadores de lixo que selecionam todos os materiais que possam ser reciclados diminuindo assim o volume dos resíduos naquele local.


Publicação sem mídias.

Voltar